O Atlético é campeão brasileiro sub-17! Em uma virada épica e com a cara do Galo, os Crias alvinegros venceram o Grêmio, nos pênaltis, por 4 a 2. No tempo normal, o Galinho fez o que parecia impossível e devolveu a diferença que vinha sendo carregada do primeiro. Os gols foram marcados por Cauã Soares (2x) e Ronaldo. E este foi a primeira comemoração de título alvinegro na Arena MRV.
Como foi o jogo
A partida começou com o Atlético pressionando bastante e indo para cima do Grêmio. Nos 15 primeiros minutos, o Galinho tomou conta do campo ofensivo, com jogadas pelos dois lados de campo com o apoio de Samuel Rodrigues na direta e Pascini na esquerda. A questão é que os Crias do Galo tiveram dificuldades para converter chances criadas para levar perigo ao adversário.
Perto dos 20’ da primeira etapa, em cobrança de falta de João Borne, o atacante gremista desviou de cabeça para uma grande defesa de Kaio Assis, sendo esse o lance de maior perigo do tricolor gaúcho. Depois desse susto no clube alvinegro, o Atlético voltou a dominar o confronto, mas esbarrava na eficiência das chances.
O Grêmio também utilizou da estratégia de amenizar o jogo, com vários jogadores caindo em campo. Mesmo a arbitragem concedendo apenas cinco minutos de acréscimo, aos 47’, em grande jogada de Pascini pela esquerda, Cauã Soares cabeceou para o fundo das redes. 1 a 0 para o Galinho para delírio da Massa.
O Galinho voltou muito bem para o segundo tempo, com mais intensidade e um pouco mais de calma na armação e finalização das jogadas. E em uma dessas oportunidades, aos 16’, Cauã Soares conferiu o rebote depois do chute no travessão e marcou seu segundo gol no jogo. 2 a 0 para os Crias alvinegros.
Aos 27’, em excelente jogada pelo lado direito, o camisa 9 do Galinho estava novamente bem posicionado dentro da área. Ele desviou para o chão e a bola tocou no travessão e acabou se perdendo em linha de fundo. O tempo passava e o Atlético aumentava ainda mais a sua pressão em cima do Grêmio.
E aos poucos, o gás dos jogadores do Galinho foi acabando por conta da grande pressão no jogo. Mas mesmo cansados, os Crias alvinegros não desistiram e Ronaldo recebeu de frente, cortou o marcador e mandou no ângulo de Vitão. 3 a 0 para o Galinho e a decisão se encaminhou para os pênaltis.
Na decisão da marca da cal, o goleiro Kaio Assis defendeu a segunda cobrança gremista. O Atlético foi perfeito nas cobranças e a disputa terminou quando Gabriel Mec, atacante do Grêmio, foi para cobrança e acabou desperdiçando. 4 a 2 nos pênaltis e Galo campeão brasileiro sub-17 em 2025.
A Massa presente
Em uma manhã abafada e muito movimentada, a Massa atleticana se fez presente e apoiou do início ao fim, com os cantos de “o Galo é o time da virada” e “eu acredito”, 4.818 pessoas estiveram presentes na Arena MRV, para uma renda de R$44.480 e certamente fizeram diferença para a conquista do título.