O melhor canal de notícias agora tem um portal!

30 de outubro de 2025

Torcedores do Atlético lançam manifesto por democratização dos ingressos na Arena MRV

Desde que se mudou para a Arena MRV em 2023, a torcida do Atlético tem tido dificuldades em se adaptar a sua nova casa. Tão logo o estádio foi inaugurado, ficou claro que existiam problemas ali. A acústica e o gramados, ambos de caráter urgente, já foram resolvidos. A elitização causada pelo novo perfil de torcedor que o clube busca cativar, ainda não. Pensando nisso, torcedores do coletivo Galosofia, desenharam uma proposta visando tornar a casa do Galo um ambiente mais popular sem que o clube perca receita.

O principal ponto atacado pelo grupo é o sócio torcedor do Atlético, que segundo o site oficial do programa, conta hoje (4) com 114.313 sócios. Apesar do grande número, o Galo na Veia é alvo de muitas críticas e falha em trazer todas as camadas de torcedores para o estádio. Mesmo sendo sócio torcedor ativo, ainda é difícil para o torcedor mais humilde frequentar a arquibancada, principalmente pagando os planos mais populares, que tem descontos muito discrepantes em relação aos outros.

Em entrevista exclusiva ao Canal Bica Galo, Guilherme Pimentel, que faz parte do coletivo, explicou que o empurrão inicial para esse projeto foram os altos valores gastos pelos torcedores para acompanhar o seu time. Ele explica que não é só sobre os ingressos, mas também sobre os streamings para assistir jogos, sobre o valor das coisas dentro e fora dos estádios:

“Hoje em dia o futebol está muito caro de se consumir, não só o estádio, mas streaming, que você tem que pagar vários diferentes para ver o jogo do seu time; para ir ao estádio está caríssimo, estacionamento, ingresso, cerveja lá dentro é tudo muito caro. A gente não vê uma iniciativa dos times em fazer que isso seja mais acessível, porque eles sabem que se baratearem o preço do ingresso e a gente entende isso, eles vão perder em arrecadação em relação aos outros clubes, ser menos competitivo e para eles é inviável. […] A gente pensou em ideias que pelo menos a curto prazo para chamar mais camadas torcida para dentro da arquibancada sem precisar do clube abrir mão de renda.” começou a dizer.

Com capacidade para 46 mil torcedores, hoje o público que frequenta a Arena MRV é majoritariamente formado por sócios torcedores e permissionários de camarotes ou cadeiras cativas. Em jogos de grande apelo, isso não se mostra um problema, uma vez que em sua maioria, as entradas se esgotam. Apesar disso, em jogos menores, muitos ingressos estão sobrando na bilheteria devido ao seu valor.

Hoje, o sócio torcedor do Atlético é formado em oito categorias que variam de preço e benefícios. No entendimento do grupo, os planos mais populares hoje são o Forte & Vingador e o Preto, que dão alta prioridade a compra de ingressos e descontos consideráveis na compra de entradas, mas que afastam o torcedor que não os paga do estádio. Uma vez que mesmo com os descontos dos outros, os ingressos ainda saem a preços proibitivos.

Pensando nisso, o grupo entendeu que um dos pontos a serem reestruturados no programa de sócio torcedor do Galo é justamente o acesso aos ingressos. Guilherme entende que para jogos menores, com baixa procura, o torcedor que paga os planos mais baratos deve ter acesso aos mesmos descontos. Algo que se bem implementado, em sua opinião até mesmo aumentaria a renda do clube:

“São ideias que na verdade vão até aumentar a renda do clube, se ele souber implementar bem. A gente elaborou uma série de ideias sobre reformulação do Galo na Veia, abrindo um benefício para as categorias mais baixas de comprar ingresso num preço mais baixo, que seria comprar o ingresso com o preço (70% de desconto) do Forte e Vingador em jogos de menor apelo. A gente enxerga também como um incentivo a elas futuramente aderirem ao plano.” continuou a dizer.

O jovem torcedor de apenas 25 anos, destaca também que acredita que essa medida voltaria a deixar o estádio com uma taxa de ocupação melhor, uma vez que os altos preços fazem com que o torcedor escolha a dedo qual jogo ir.

“Assim eu acho que acaba levando mais gente para dentro do estádio. O fenômeno hoje que a gente vê é que jogo grande todo mundo quer ir, mesmo quem tem pouca grana, que deixar ir em outros jogos e tenta ir no jogo grande. O pessoal que tem outros sócios tenta ir nesses jogos, é uma loucura para conseguir ingresso e nos jogos menores o estádio fica vazio.” completou.

Por fim, o grupo ainda apresentou outras ideias que visam aproximar ainda mais os torcedores do clube. Passando desde uma série de movimentos com os consulados e torcedores do interior, indo até a criação de um conselho com torcedores de arquibancada para um diálogo com o clube sobre a torcida. A íntegra do manifesto você pode conferir abaixo:

Manifesto pela democratização dos ingressos na Arena MRV

SUGESTÃO DE REESTRUTURAÇÃO DO GALO NA VEIA

I- PREMISSAS:

– Surgem sempre discussões sobre o preço do ingresso. Boa parte da torcida pede que o clube melhore as condições para o torcedor conseguir ir aos jogos. Pensando nas famílias que não conseguem frequentar o estádio hoje, que em alguns casos sequer conhecem a Arena, é comum ver pedidos por “ingressos mais baratos”, mesmo que isso implique em uma redução no faturamento, pois essa redução é vista por muitos como uma perda pequena perto do nobre objetivo de levar mais torcedores ao campo.

– Também gostaríamos muito que fosse assim, mas sabemos, entretanto, que utópico pensar que o clube abriria mão de parte dessas receitas. Entendemos que é preciso pensar na viabilidade financeira do Galo e da operação da Arena, é preciso faturar com bilheteria, GNV e outros produtos, pois no cenário atual do futebol brasileiro e principalmente no cenário financeiro do Galo, essa é uma fonte de renda fundamental. Mas, ainda assim, não conseguimos ignorar e deixar de lado a dificuldade que muitas pessoas tem de ir ao campo hoje, com muitos até abrindo mão dessa vivência há tempos. 

– Por isso, unindo essas duas premissas, temos discutido há meses algumas sugestões para o GNV que possibilitarão a união entre a melhoria do acesso de torcedores de todas as classes à arquibancada e o aumento da rentabilidade do clube com bilheteria e Sócio. Para isso, objetivamos trazer abaixo as mudanças sugeridas e os pontos que evidenciam sua viabilidade, tendo em vista que será não só muito benéfica para o torcedor, mas também proporcionará ao Galo um aumento da arrecadação, de fortalecimento de marca e aproximação com uma parcela ainda maior da torcida, não só em condição financeira, mas em alcance regional, sendo mais atrativa para os torcedores do interior, por exemplo.

II- PROBLEMAS: 

– O Clube tem hoje no GNV Branco uma categoria direcionada a pessoas que, em tese, tem um poder aquisitivo menor, sendo uma maneira de contemplar esse público no programa de sócios. Entretanto, por motivos que explicaremos a seguir, essa categoria acaba sendo pouco útil ao torcedor e pouco rentável ao Galo. 

– Para o sócio, não passa a sensação de que “vale a pena”, pois mesmo nas partidas de “menor apelo”, com ingressos mais baratos, o valor para o GNV Branco ainda é alto em comparação ao que seria um “preço justo” para esta partida. Esse fenômeno faz com que boa parte dos Sócios dessa categoria simplesmente não vá aos jogos, sejam os grandes ou os menores. Além disso, ainda que uma parcela de GNV Branco decida ir nesses jogos menores, normalmente é quando conseguem um GNV com mais desconto emprestado de alguém, ou então compram de cambista por um preço até menor que do seu GNV Branco. 

– Do lado do clube, tem-se um Sócio que gera uma pequena receita por meio da mensalidade, mas que deixa de arrecadar como a venda de ingresso, consumo no estádio, ou até venda de produtos para esses torcedores (pois não se mantém tão engajados com o clube). Vale ressaltar também que a arrecadação com o plano acaba não sendo duradoura, pois ao chegar no momento da renovação do plano, muitos decidem não renovar ao perceber que o GNV foi pouco utilizado, fazendo com que o clube, não consiga manter esse sócio. 

– Importante mencionar, ainda, uma parcela grande da torcida que, vendo de fora essas condições, não se sente atraída e sequer chega a fazer o GNV pela primeira vez, sendo mais um potencial sócio perdido pelo clube e, principalmente, mais um torcedor que vai aos poucos indo menos ao campo e se afastando do Galo. O saldo final, portanto, é de uma categoria popular de sócio que: I) não atinge tão bem o seu público-alvo; II) Não gera, a partir dos sócios que aderem a categoria, uma receita tão significativa para o clube; e, por fim III) Não mantém como sócio tantos torcedores quanto seria possível com um programa de sócios mais inteligente.

– Como consequência da baixa atratividade da modalidade mais popular/barata do GNV (e até do Prata também), a tentativa de “fidelizar” o torcedor acaba tendo uma outra consequência: Ao invés de fidelizar, cria-se na verdade uma dependência dos outros grupos de torcedores (T.O.s, Cativas, Season Tickets e GNV Preto/F&V), tornando o clube refém da demanda desse grupo. Apesar de serem suficientes para lotar os jogos de grande/média-grande demanda, quando a procura desse grupo não é alta (jogos de procura baixa e média-baixa), quase não existem outros grupos que suprem essa oferta de ingressos remanescentes e vemos públicos muito abaixo do que poderíamos ter, principalmente considerando um estádio recém inaugurado e com tanta identidade como é a Arena, que por si só já seria capaz de trazer bons públicos independentemente do tamanho do jogo, ainda mais considerando a demanda da torcida do Galo como um todo.

– Apenas para concluir esse tópico referente aos problemas que identificamos no modelo de sócio atual, é importante ressaltar que o clube ainda não consegue ter um modelo de GNV que seja atrativo para quem mora no interior, de forma que esse torcedor também acaba não indo aos jogos e, quando vai, boa parte vê mais vantagem em recorrer a um GNV emprestado que tenha mais desconto ou aos cambistas, que por vezes cobram mais barato que o valor do GNV Branco ou do Adicional.

III- SUGESTÃO PRINCIPAL:

  • Reformulação do GNV 

– Ao final da venda de ingressos, faltando 24h para o jogo, o clube disponibilizaria para as outras categorias de GNV o percentual de desconto do GNV F&V, aumentando o número de pessoas contempladas pelo que o clube chama de “Preço Ótimo” ou, grosso modo, o preço justo, que é fixado no ponto de equilíbrio entre a rentabilidade para o Galo e o interesse da torcida, sobre o qual o clube já deu algumas informações e até explicou alguns fatores que influenciam nessa conta. Nessas últimas 24h o GNV pode até manter a prioridade entre as categorias, disponibilizando na primeira hora para o GNV Prata e depois Branco, ou podendo até unificar essas categorias como falaremos abaixo)

Hoje, o clube diz ter algoritmos eficazes para encontrar o dito preço ótimo, que é próximo ao disponibilizado para os Sócios GNVs Preto e F&V, que normalmente já são suficientes para garantir bons públicos na Arena, principalmente em jogos Médios e Grandes. Mas em jogos de apelo médio/pequeno, essas categorias de sócio acabam tendo uma procura menor por ingressos, e outros públicos que poderiam ter interesse em ir pagando esse mesmo preço ótimo, suprindo essa demanda. Entretanto, esse público remanescente acaba também deixando de ir por não terem acesso a esse preço, ainda que o próprio clube tenha considerado como um valor justo, apenas não estando disponível para a categoria de sócio deles.

**Exemplo 1: um GNV F&V que tem interesse em pagar 70 reais para ir em um Galo x Flamengo na Copa do Brasil, pode não estar interessado em ir no Galo x Godoy Cruz por 47 reais, e não por causa do valor, mas por ser um jogo de menor apelo. Enquanto isso, um GNV Branco vai com bem menos frequência ao estádio, poderia ter interesse em ir no Galo x Godoy Cruz pagando 47 reais, mas esse jogo para ele estava 71 reais e, com o Inter Sul esgotado, o mais barato já é 80 reais.

– A proposta apresentada visa justamente aumentar o “público-alvo” dos jogos do Galo de apelo médio/pequeno, ofertando o dito “preço ótimo” para um público maior nesses jogos, e sendo justamente um público que dificilmente tem acesso aos jogos grandes por serem mais caros e não terem prioridade na compra, mas gostariam a ir com amigos e familiares em jogos médios e pequenos, muitos até para conhecer a arena pela primeira vez

**Exemplo 2: Se o ingresso que custa 80 reais para o GNV Branco no jogo pequeno, ofertando esse ingresso pelo preço do F&V (47, 50 reais), o público aumentaria consideravelmente. Isso aconteceria porque a pessoa não estará economizando apenas os 33 reais de diferença do seu ingresso, ela iria nesse jogo menor para levar os filhos, o marido/esposa, amigos etc. Se forem 4 pessoas já se verifica uma diferença de 132 reais, valor que sem dúvida faz a diferença na conta de muitas pessoas que optam pelo GNV Branco, sendo determinante na decisão de ir ou não ao jogo. Assim, uma pessoa que antes teria de pagar 320 reais pra sua família e acaba decidindo não ir, com essa sugestão que fizemos, conseguirá pagar 188 reais, levar toda a sua família e o Galo ter conseguido aumentar o público e a renda do jogo, vendendo ingressos que morreriam na bilheteria.

– Clube poderia estender esse benefício para o GNV da Massa na 1ª compra após o cadastro, de forma que o público geral se sentiria mais incentivado para fazer o cadastro na categoria gratuita do GNV e, quem sabe, utilizando benefício ficaria mais suscetível a querer voltar e à possibilidade de fazer o Upgrade para ter o benefício mais vezes.

– Essa ideia pode ser viável tanto para o GNV Branco e Prata, apenas para uma dessas categorias, ou até mesmo para uma nova categoria intermediária entre elas. O clube, dispondo de mais informações sobre a quantidade de cada categoria e os estudos internos poderia avaliar a melhor forma de implementar

IV- OUTRAS SUGESTÕES ALÉM DA REESTRUTURAÇÃO DO GNV

  • Facilitar a compra de ingressos

– Melhorar o caminho para compra do ingresso, facilitando o acesso, simplificando as etapas, a inclusão do desconto etc. Muitas pessoas hoje encontram dificuldade no acesso à plataforma e frequentemente recebemos pedidos de ajuda nesse sentido.

– Disponibilizar em lugar visível um tutorial para compra de ingressos e divulgar esse tutorial na internet, em portais e páginas que falam sobre o Galo, acredito que muitos aceitariam colaborar

– Fazer centros de cadastro de biometria facial nas lojas do Galo, em shoppings, na Arena, em estandes montados nas ruas de BH e do interior. 

– Abertura de pontos físicos de venda de ingressos nessas últimas 24h antes dos jogos quando eles não esgotassem, permitindo venda física para quem for GNV da Massa, por exemplo (com cadastro na hora) e biometria facial realizada, sem necessidade de ingresso físico ou nada do tipo. Seria possível aproveitar os mesmos espaços dos centros de cadastro: Lojas do Galo, podendo fazer parceiras com outras lojas, espaços, shoppings, sem gerar gastos significativos.

  • Fortalecimento e integração com os Consulados no Interior

– É possível ainda organizar/oficializar mais consulados do Galo no Interior de Minas, além de estreitar as relações com os já existentes, benefícios para a adesão ao GNV por meio dos consulados, vantagens para as pessoas que se registrarem e até premiações para as cidades que tiverem mais adesões ao GNV, por exemplo. Dentro desse projeto, poderíamos realizar parcerias e patrocínios com empresas e comércios locais, fomentar a organização de grupos de carona e fretamento de vans/ônibus para os jogos, entre outras ações que aumentariam significativamente o alcance do Galo no interior. Isso contribuiria para que mais atleticanos conseguissem vir aos jogos e proporcionaria a existência de grupos mais fortes e organizados no interior, aumentando o sentimento de pertencimento dessas pessoas e a vivência de Galo que elas exerceriam com seus amigos e familiares em conjunto.

  • Acesso à Arena

– Uma iniciativa interessante seria, principalmente nos jogos com expectativa de demanda mais baixa, fazer mais promoções de cerveja (como tem sido feito) e, principalmente, de estacionamento, tornando a ida ao estádio, como um todo, mais leve para o bolso desse sócio e mais prática para quem não conhece tanto os arredores da Arena e não sabe onde parar seu carro ou moto, vindo do interior, por exemplo.

– Além disso, como a Arena ainda é um estádio novo e muitos ainda não conhecem as todas as formas de acessá-la. Seria interessante disponibilizar no Site do GNV e no SuperApp um sistema integrado de informações sobre meios de acesso. Assim, a torcedor pode simular trajetos de onde pretende sair para ir ao jogo e a plataforma informa caminhos de ônibus, metrô, carro, até mesmo integrando mais de um desses meios. Isso seria facilmente elaborado integrando com a própria plataforma do Google Maps, por exemplo, que já conta com as informações atualizadas sobre as linhas de ônibus e metrô de BH. 

– Pode-se pensar até na criação de estacionamentos oficiais ou credenciados pelo Galo próximos às principais estações de metrô, para que as pessoas possam parar seus veículos próximos às estações e ir/voltar da Arena de metrô, sem enfrentar trânsito e pagando um valor mais barato. A depender da viabilidade, pode-se pensar até na inclusão de ônibus ou vans circulares entre o Estação Eldorado até a Arena já incluídos no valor do estacionamento ou cobrado a parte para quem não utilizar o estacionamento.

  • Comitê Voluntário de Relação com a Massa

– Ninguém melhor do que a própria torcida do Galo para pensar em soluções e dar ideias que melhorem a relação do Clube com a Massa, por isso sugerimos a ideia de criar um comitê voluntário de relação com o torcedor, composto por 13 pessoas de diferentes grupos da torcida do Galo, visando estabelecer um contato mais estreito com o clube a fim de levar ideias referentes à relação entre Galo e Massa. O objetivo seria tratar de assuntos que aproximem ainda mais os torcedores da vicência do Galo, contemplando sugestões para os mais diversos segmentos: arquibancada, programa de sócios, torcedores do interior, Instituto Galo, entre outros, sendo os representantes escolhidos responsáveis por fazer o levantamento e a filtragem das principais demandas e propostas existentes na torcida. Essa ideia ajudaria o clube a entender melhor seu torcedor, estabelecendo um contato muito mais dinâmico, eficiente e qualificado com a Massa.

  • Criação do projeto Ingresso Solidário

– Por meio desse projeto, pessoas que não possam ir ao jogo terão a opção de avisar até 24h antes e destinar seu ingresso para projetos sociais do Instituto Galo, instituições sociais parceiras, escolas e grupos cadastrados. Sabemos que muitas vezes essas pessoas vendem esses ingressos, ou eles voltam para a bilheteria e são revendidos pelo Galo, mas principalmente nos jogos pequenos, é normal ver que esses ingresso sejam perdidos sem passar para ninguém e sem o Clube conseguir revender os que voltam pra bilheteria. Para incentivar o Ingresso Solidário, o Galo poderia criar um sistema de pontuação com visitas ao CT, participação em sorteios e prêmios para os que mais vezes disponibilizassem seu ingresso para o projeto.

V- COMO EVITAR O CAMBISMO COM ESSE BENEFÍCIO DO GNV:

  • Medida para evitar cambismo e outras formas de burlar o novo benefício sugerido acima para o GNV Branco:

– Acesso ao estádio apenas com Rec. Facial, o que evitaria que esse ingresso fosse comercializado ou utilizado por alguém diferente dos sócios e seus dependentes

– Só seria permitido a comprar ingressos com esse benefício vinculando-o ao CPF do titular do plano e seus familiares previamente cadastrados

– Limite de 1 compra por CPF + 2 ingressos para dependentes menores de 18 anos previamente cadastrados.

VI- POSSÍVEL ESVAZIAMENTO DE OUTRAS CATEGORIAS DO GNV

Um questionamento que pode ser levantado seria quanto ao perigo de esvaziamento de outras categorias de sócio mais caras e, sobre isso, falamos abaixo:

  • GNV Forte e Vingador

Não iremos aprofundar muito no GNV Forte e Vingador pois a maioria das coisas que se aplicam ao Preto também se aplicam a ele e, além disso, quem contrata esse plano hoje visa uma serie de outros benefícios como a camisa exclusiva, não sendo as outras categorias minimamente atrativas pra esse público.

  • GNV Prata

Quanto ao Sócio Prata, não sabemos se há hoje uma quantidade grande de torcedores nessa categoria, seria válido o clube, dispondo dessas informações, pensar em qual seria o caminho mais viável, mas essas são algumas das possibilidades:

 – Poderia ser viável uma unificação dessa categoria com o Branco nesse novo formato com direito a compra com desconto nas últimas 24h, precificando uma mensalidade no “meio do caminho” por 25/30 reais. 

– Outra possibilidade seria abrir esse benefício das 24h antes do jogo para a categoria Prata 1h antes do GNV Branco e, considerando que seriam ingressos remanescentes, esgotando rapidamente os setores mais baratos principalmente nos jogos médios, a categoria Prata teria uma grande vantagem sobre a Branca.

– Além disso, acho que também se aplica ao GNV Prata alguns dos pontos que citaremos abaixo sobre o GNV Preto.

  • GNV Preto

Nesse caso, traçando o perfil do torcedor que hoje é GNV Preto, percebe-se que é, em geral um torcedor que faz o sócio principalmente pensando nos jogos de procura grande e média-grande, além de, em sua maioria, ter uma frequência relativamente boa nos jogos do Galo, portanto, considerando esse perfil, pelos motivos abaixo acreditamos que esse esvaziamento não seria muito palpável:

– O Sócio não irá conseguir ir aos jogos de procura grande e média-grande, pois raramente sobram ingressos para essas partidas. E, como falamos, quem é GNV hoje, principalmente Preto e F&V, faz isso principalmente pensando nesses jogos, não querendo abrir mão deles.

– Nos jogos médios, nas últimas 24h, normalmente os ingressos mais baratos já estão esgotados, fazendo com que ele tenha que ir, no mínimo, em setores de preço intermediário ou alto,  gastando a mais em um único jogo os 35 reais que estaria economizando fazer o downgrade do GNV Preto para o Branco (ou a categoria intermediária a ser criada de Branco+Prata). Portanto, mesmo para o torcedor que for pensar “financeiramente” não vai valer a pena fazer esse downgrade do GNV se ele pretende continuar indo nos jogos Médios (nos Grandes nem se fala).

– Além disso, algum torcedor que ainda assim fizer o downgrade, perderá a comodidade de comprar ingresso com antecedência e só vai saber se conseguirá ir ao jogo 24h antes, e tendo menos opções de setores para escolher, se tiver, e nem sempre conseguindo ir com os amigos, comprar no setor que quer e, em alguns casos, restando somente setores mais caros como Brahma Leste ou sub-setores “premium”.

– Ademais, ainda que possa atrair alguns GNVs Pretos, é notável que esse benefício tornaria os GNVs Branco e Prata muito mais atrativo para não sócios do que para os já sócios de categorias melhores, acostumadas com mais benefícios e comodidade. Acredito que eles que não iriam querer perder os benéficos por uma economia de 25, 30 reais por mês que seria perdida no primeiro jogo médio que ele tentasse, como explicamos acima, além de abrir mão dos jogos grandes. É difícil acreditar, portanto, que o número de GNVs Pretos que poderiam querer fazer o downgrade seria minimamente expressivo perto das novas adesões, que compensariam, e com sobras, qualquer diminuição mínima que viesse a ter no GNV Preto

– Em resumo, esse benefício do sócio vai ser útil para jogos de demanda baixa/media-baixa, e para torcedores que se contentem a ir apenas em alguns desses jogos, o que não é o caso de quem hoje tem os GNVs Preto e F&V. Esse benefício, na verdade, irá atrair o público que não tem sócio, não tem ido a jogo nenhum ou vai raramente, um público que tem estado afastado do Galo na arquibancada (ou até fora dela), que tem gerado pouca receita para o Clube e, com essa reformulação, passará a gerar muito mais, não só comprando ingressos, mas se conectando mais, estando mais presente e se sentindo mais pertencente à Massa, como falaremos mais abaixo.

– Ainda nessa linha, acreditamos que essa iniciativa tem, no médio/longo prazo um potencial de até mesmo impulsionar e muito as outras categorias do GNV, mesmo as mais caras e que não seriam as mais caras. Explicaremos melhor no próximo capítulo.

– Se, mesmo diante desses argumentos, ainda houver certo receio quanto ao esvaziamento de outras categorias de sócio, ainda é possível adotar outras medidas como:

  1. Exigência de isenção do IR, comprovante de renda abaixo de X salários mínimos, ou até de residência no interior (que inviabiliza de ir em muitos jogos, não valendo a pena ter um sócio mais caro). Vimos que o Internacional adota um sistema nesse sentido
  1. Limite de uso do benefício em 1 jogo por mês ou 10 jogos no ano (mas quando usar, conseguirá comprar para os familiares cadastrados contando como apenas 1 uso)
  1. Estabelecer que esse benefício das 24h só será liberado em caso de vendas abaixo de 30 mil pessoas até 24h antes (vendas + check-ins de cativa e season), restariam majoritariamente os jogos pequenos e medio-pequenos)
  1. Outras medidas que o clube pode pensar de acordo com a viabilidade.

VII – BENEFÍCIOS PARA O CLUBE E PARA A TORCIDA:

Sobre as sugestões elencadas anteriormente (item IV) além da reformulação do GNV, os benefícios são inúmeros e variam de acordo com cada sugestão, mas buscaremos focar aqui nos benefícios decorrentes da reformulação do GNV especificamente, que é o objetivo central desse texto:

– Aumentará o número de possíveis frequentadores de jogos, não se limitando tanto ao grupo: T.Os, Cativas, Seasons, GNV Preto e F&V, e consequentemente ficando menos refém da demanda desse grupo nos jogos Médios e Pequenos.

– Venderá esses ingressos restantes pelo “preço ótimo”, um preço que o clube já considerava bom inicialmente (mesmo que para outras categorias). E tudo isso sem precisar necessariamente reduzir o preço dos ingressos como muitas vezes é pedido.

– Possibilitará o crescimento do GNV no interior e em camadas mais populares da torcida, além do aumento dos cadastros no GNV da Massa para usar o “benefício do 1º jogo” na condição do GNV Branco. Esse movimento estreitaria a relação do Galo com essa parte da torcida que está menos presente nas arquibancadas e que, apesar de não ter o poder aquisitivo de outros grupos, tem um potencial muito maior do que é aproveitado hoje pelo Clube em termos de geração de receita.

– Estenderá a “fidelização” que se busca hoje para uma parcela ainda maior da torcida, principalmente contando com o “Fator Arena”, pois um Atleticano que conhece a Arena dificilmente não será cativado, ele com certeza vai querer voltar mais vezes, levar família e amigos. Assim, essa parte da torcida vai aos poucos recuperar o hábito de ir ao campo, mesmo que esporadicamente (quando sobrar ingresso e nos jogos menores).

– Conhecendo e se apegando à Arena e recuperando o hábito de ir ao campo, esse torcedor ficará muito mais suscetível a, no futuro, fazer um upgrade no GNV para conseguir ir aos jogos de tamanho grande e medio-grande, ou até mesmo para ter acesso aos setores mais baratos (que esgotam mais rápido) e evitar a disputa os milhares de GNVs Brancos pelos ingressos restantes nas últimas 24h de venda nos jogos de procura média-pequena. Portanto, essa iniciativa pode proporcionar não só um crescimento substancial do GNV Branco a curto prazo, como também um crescimento orgânico do nosso programa de Sócio Torcedor a longo prazo, até mesmo das categorias mais caras, tornando o ingresso do jogo do Galo mais “disputado” e favorecendo iniciativas como venda de Season Ticket, Cativa e outros pacotes de ingresso.

– Manterá a Arena com uma regularidade maior de bons públicos, o que não só aumenta a renda com bilheteria e consumo interno no estádio, mas também valoriza o produto e aumenta o interesse do próprio torcedor em continuar indo.

– Por fim, o último e principal benefício, que deu razão a todo esse debate que tivemos internamente e à elaboração dessa sugestão ao GNV: Proporcionará a mais torcedores o privilégio de acompanhar o Galo de perto e poder jogar junto com o time. Como muitos atleticanos, nos apaixonamos pelo Galo na arquibancada, e essa iniciativa de pensar numa mudança que seja boa para o Clube e para o Torcedor veio justamente para proporcionar a uma parcela maior da nossa torcida a possibilidade de, assim como a gente, se apaixonar pelo Galo, pela Arena, pela vivência da arquibancada e pela própria Massa.