O Atlético oficializou nesta segunda-feira (24) a renovação contratual do volante Alan Franco até dezembro de 2027. Contratado em 2020, o equatoriano passou por altos e baixos no clube, mas se consolidou como peça fundamental no time comandado por Cuca, reafirmando sua importância no elenco alvinegro.
A trajetória de Franco no Galo é marcada por superação e adaptação. O jogador chegou ao Galo em 2020, contratado do Independiente Del Valle (EQU). Ele se tornou peça importante da equipe nas temporadas de 2020 e 2021 antes de ser emprestado para o Charlotte (EUA), em 2022, por 6 meses. Em seguida, foi emprestado ao Talleres (ARG) e retornou ao Galo em junho de 2023. Em um elenco recheado de opções para o meio de campo nas últimas temporadas, o volante saiu da condição de negociável para se tornar titular absoluto, moldando seu estilo de jogo conforme as exigências de cada treinador.

Com Felipão, desempenhava um papel mais reativo, fechando linhas de passe e protegendo a defesa. Sob o comando de Gabriel Milito, foi utilizado de maneira mais agressiva, pressionando no campo de ataque. Já com Cuca, assumiu o posto de primeiro volante, combinando combatividade e mobilidade, com uma marcação intensa e perseguições mais agressivas do que fazia com Felipão.
A renovação até 2027 é um reconhecimento ao seu crescimento e à sua capacidade de adaptação. Aos 26 anos, Alan Franco se tornou um verdadeiro “camaleão” do meio-campo atleticano, pronto para desempenhar diferentes funções táticas e seguir como peça-chave no time alvinegro.
Com a camisa alvinegra, Alan Franco disputou 128 jogos e marcou 3 gols. Ele venceu o Campeonato Brasileiro (2021), Copa do Brasil (2021) e o Campeonato Mineiro (2020, 2021, 2024 e 2025).