Galo ontem, hoje e sempre! Estamos de volta! Tudo bem, não foi do jeito que queríamos! Mas é nítida a melhora do time na era Jorge Sampaoli, assim como é evidente a falta que nossos selecionáveis fizeram! O nosso foco também oscilava – apesar de querer estar em Bragança, a cabeça já pensava em Assunção!
Ontem fizemos um bom primeiro tempo! Mas o difícil jogo imposto pelo jovem e competitivo time do Bragantino foi fazendo com que aos poucos nossa atenção fosse se esvaindo… terminamos o primeiro tempo recebendo alguma pressão! Naquele momento, por aqui, pensava em tirar Bernard para a entrada de Alexsander, com isso adiantaria Igor Gomes, creio que essa substituição deixaria nosso meio campo com mais pegada! Mas entendo e respeito o nosso treinador! Que optou pela entrada de Alexsander no lugar de Fausto Vera!
O gol do atacante Lucas Barbosa, logo aos 8 minutos do segundo tempo, desestabilizou o time do Galo, que estava em uma formação corajosa e ofensiva! O segundo gol veio rápido demais, aos 13 minutos! O ótimo meio-campista Jhon Jhon foi o cara do jogo e, em belíssima cobrança de falta, encontrou o zagueiro Gustavo Marques, que subiu mais do que todo mundo para executar ótimo cabeceio e vencer o goleiro Everson. A expulsão de Igor Gomes, aos 29 da etapa final, foi a pá de cal..! A “montanha” que teríamos que conquistar era grande demais… daqui a pouquíssimos dias temos o confronto mais importante do ano, o dia da Grande Conquista, o dia de Galo x Lanús, o dia da final da Copa Sul-America! Vaaaamos, meu Galão! Vamos ser Campeões!
Voltando pro jogo! Sampaoli tirou a tropa de elite, saíram: Dudu, Bernard e Hulk… para a entrada de Reinier, Caio e Gustavo Scarpa! Já era tarde e difícil demais! Os nossos 44 pontos no Brasileirão parecem ser suficientes para finalizarmos o campeonato sem maiores riscos, porém, ainda acredito que podemos somar alguns pontinhos no nacional!

Disputa de bola entre Alexsander e Jhon Jhon, em Atlético x Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista pela (adiantada) 37 rodada do Campeonato Brasileiro – Foto: Pedro Souza.
Ainda temos pela frente:
- Flamengo, em casa, dia 25: o Flamengo estará com a cabeça em Lima, a final da Libertadores da América, contra o Palmeiras, será dia 29! Nessa rodada, tanto os cariocas quanto os paulistas estarão mais focados na Glória Eterna! Acredito que podemos somar pontos dia 25(!), mesmo que de ressaca pós final da Sulamericana, que seja uma ressaca positiva(!);
- Fortaleza, fora, dia 30: contra o Leão do Pici é uma incógnita, pois o tricolor do Ceará pode até mesmo já estar rebaixado até lá, o que facilitaria para o nosso lado, mas caso contrário o jogo pode ser fundamental para a permanência do time nordestino na série A;
- Palmeiras, em casa, dia 3: contra o Palmeiras, quem estará de ressaca pós final serão os nossos adversários, só o tempo dirá o peso desse jogo para o Verdão, que hoje disputa ponto a ponto com o Flamengo o título Brasileiro;
- e Vasco, em casa, dia 7: creio que podemos vencer e fecharmos o ano dando uma alegria para a Massa! Temos mais time que o alvinegro carioca!
Despedir com um triunfo em 2025 será muito bacana, ainda mais se tivermos na bagagem o hexa mineiro e nossa “primeira” Copa Conmebol Sulamericana!
Espera aí! Primeira? Ô, Menin! Ô, o Menin, já tá na hora de brigar pra valer lá na Conmebol, ein!? Para que haja a equiparação das Copas Conmebol e Mercosul à Copa Sulamericana, né!? Bora ser campeões esse ano, valorizar a conquista e pleitear o Tri! Pois é válido e justo! A Copa Conmebol e a Copa Mercosul eram o que hoje é a Copa Sulamericana, isso não resta dúvida! Ou seja, já somos Bi-Campões e o Tri está logo ali, em Assunção, no Paraguai, com início marcado para às 17:00! E o Bica Galo estará por lá! Fique ligado em nossas redes sociais, site e Canal de YouTube!

Foto do Time do Atlético Mineiro, Bi-Campeão da Copa Conmebol, em 1997. Foto retirada do site da Conmebol.
Ontem, apesar do bom primeiro tempo, acredito que tivemos poucos destaques individuais:
- Igor Gomes, expulso no segundo tempo, foi um dos destaques dos 45 minutos iniciais, correu bastante, teve boas saídas e avanços com a bola, distribuiu canetinha e tudo mais, mas sua expulsão, em uma entrada acima do tom, abala sua presença nessa 34ª rodada!
- Dudu mais uma vez foi muito acionado, tentou demais, errou bastante, mas esteve bem(!), mais uma vez, obtendo uma nota acima da média, uma nota 7 tá de bom tamanho e creio que essa foi a maior nota dentre os jogadores do time;
- Hulk ficou abaixo, foi pouco acionado no jogo, nosso setor de criação pouco produziu para auxiliar o nosso atacante;
- Rony continua sua saga de muita transpiração e pouca inspiração;
- Dentre nossos zagueiros o que mais gostei foi Ruan Tressoldi;
- Victor Hugo manteve a média,
- já Saravia, que vinha de bons jogos… não foi tão bem(!);
- O meio de campo, com Fausto Vera, Igor Gomes e Bernard não ficou muito equilibrado, faltava pegada na marcação, o que oportunizou o “jogo lá e cá” no primeiro tempo; fora isso, Bernard não estava em uma noite inspirada, pouco criou para Hulk e Dudu e ainda perdeu boa oportunidade de gol em linda arrancada de Dudu, aos 36 minutos do primeiro tempo;
- Everson, pouco pôde fazer e não teve culpa nos gols;
- Alexsander entrou e mostrou porque deve ser titular(!);
- e o trio Reinier, Caio e Scarpa pouco puderam fazer…
Nossos desfalques (selecionáveis) fizeram muita falta!
- O nosso dinâmico e atual motorzinho do time, Alan Franco, muda completamente a intensidade do time! Que jogador! Chegue rápido para treinar, meu garoto! Precisamos muito do seu futebol para essa decisão!
- Junior Alonso, nosso capitão, cresceu de produção com Jorge Sampaoli, até então não vinha tendo um dos seus melhores anos com a camisa do Galo – um dos problemas do zagueiro é que boa parte da torcida tem na memória o auge do paraguaio, aquele 2021 monstruoso, épico… mas precisamos saber que o tempo passa! O nosso camisa 6 ainda pode ser muito útil e ajudar com sua bravura e principalmente com sua experiência, Alonso sabe a hora de falar com os companheiros, sabe a hora de cobrar, sabe ser líder… e isso é fundamental em uma final de campeonato!
Franco e Alonso entregam mais força, mais dinamismo e mais experiência ao time! Hoje, são titulares incontestáveis de um setor defensivo que vinha sendo muito elogiado, mas que em suas respectivas ausências sofreu 5 gols em dois jogos! Ou seja, nossos selecionáveis fizeram muita falta!

Junior Alonso, capitão do Galo, Sornoza, capitão do Del Valle e o trio de arbitragem na semifinal: Atlético x Independente Del Vale, em Belo Horizonte, pela Copa Sul-Americana. Foto de Pedro Souza.
Outra questão que fortalece a titularidade de Junior Alonso e sua importância no time é seu entrosamento com Guilherme Arana, nosso agora ala pela esquerda parece sentir mais tranquilidade e confiança para se alçar ao ataque na presença do paraguaio! O que é compreensível, afinal, o entrosamento vem de longa data! Essa dobradinha defensiva entre Alonso e Arana possibilita a dobradinha ofensiva entre Arana e Dudu, o que aumenta e muito a criatividade e poder de fogo do time pelo lado esquerdo! Por ali estamos definidos!
A semana vai demorar pra passar… já sabemos disso né, Massa!? A ansiedade vai ficar a mil, vamos remoer os últimos resultados e pensar por que, porque e porquê…? Mas no final, sabemos que o mais importante, desde o apito final contra o Independente Del Valle, é e sempre foi a final da Copa Sul-Americana!
Dia 22 é o dia da Grande Conquista! Então, meu Galão, então, Sampaoli, então, Everson, Alonso, Franco, Dudu, Hulk e cia… bora se doar ao máximo, bora aproveitar essa experiência que teremos juntos, time e torcida, bora chegar preparados e com a gana, com o sonho, com a raça e o desejo de sermos campeões e que vocês possam marcar seus nomes na História do Maior de Minas! Bora levantar mais esse caneco e disputar a Recopa Sulamericana contra Palmeiras ou Flamengo em 2026(!), para decidirmos o maior da América do Sul! Vamos juntos, meu Galão! Vamos juntos, Massa! Vamos emanar as melhores energias e estarmos lado a lado ao Clube Atlético Mineiro durante toda a semana! E já sabemos que lotaremos o nosso setor no estádio Defensores Del Chaco. Vamos tomar as ruas de Assunção no Paraguai! Vamos mostrar o que é ser Galo Doido!

Torcida do Galo na Arena MRV – Foto: Pedro Souza.
Mais algumas questões acerca da grande Final!
Acredito que uma das poucas dúvidas de Jorge Sampaoli seja entre Saravia e Ruan Tressoldi e entre Rony e Gustavo Scarpa! Nosso lado direito está menos fechado, menos redondo! Se optar por Ruan Tressoldi, na zaga pela direita, Sampaoli ainda ganha Saravia como possibilidade para disputar essa vaga pela ala. Porém, acredito que hoje esteja mais entre Rony e Scarpa mesmo, com ligeiro favoritismo para o Rústico, o dedicado jogador da camisa número 33. Seguimos! Eu acredito!
Hoje, amanhã e sempre que o Galo estiver em campo é dia de: “Honrarmos o nome de Minas no cenário esportivo Mundial!”– então, vamos à Grande Conquista! Vamos ser Tri, meu Galão da Massa!
Voltamos em breve com mais palavras e opiniões sobre a nossa paixão em comum! O meu Galo, o seu Galo, o Galo do grande repórter Mário Marra, com quem já joguei umas peladas em Belo Horizonte, entre 2006 e 2007, o Galo do saudoso Hércules Santos, grande radialista, também meu ex-colega de pelada, jogava no gol, o nosso Galão da Massa!
Saiba mais sobre o Galo no Portal do Bica: