O melhor canal de notícias agora tem um portal!

12 de dezembro de 2024

Galo x Athletico-PR: Pela sobrevivência e pelo futuro do clube

O Galo recebe hoje, às 16h (horário de Brasília), o Athletico-PR na Arena MRV e batalha pela permanência na Série A do Brasileirão na úlitma rodada da competição.

Estacionado nos 44 pontos, o Galo ocupa a 14ª colocação do campeonato e precisa de somente um empate ou vitória para evitar o que seria o segundo rebaixamento para a Série B na história do clube. Em caso de derrota do Atlético, a combinação de vitórias do Fluminense e Bragantino coloca o Galo na segunda divisão. Atualmente, o Galo enfrenta uma sequência de 12 jogos sem vencer. No Brasileirão, são 9 jogos sem triunfo, com a última vitória ocorrendo no começo de outubro. O Atlético vai batalhar sem a presença da torcida, já que a Arena MRV estará de portões fechados após a revogação do pedido de efeito suspensivo que permitiria a entrada da Massa.

O adversário entra em campo com a mesma ambição: se livrar do rebaixamento. Com 42 pontos, o Athletico está na 16ª colocação do Brasileirão. O “chará” paranaense se livra da Série B em caso de vitória contra o Galo. Se empatar ou perder, depende da vitória do Criciúma sobre o Bragantino para se livrar da segunda divisão. A última vitória do Athletico foi contra o Atlético-GO, no dia 20 de novembro, na Ligga Arena. Desde então, o time empatou duas vezes e perdeu para o Bragantino, rival direto na luta pela permanência.

Fotos: Pedro Souza / Atlético

Escalações:

O Galo deve entrar em campo com a maior parte do time titular. Diferente de praticamente todo o Campeonato Brasileiro, o time terá poucos desfalques. Será a única partida do auxiliar técnico fixo, Lucas Gonçalves, como treinador interino.

O atacante Paulinho se recupera de uma cirurgia de reparação de uma fissura óssea na canela e só volta a atuar no meio de 2025. Os meias Bernard, que sofreu uma pancada no joelho direito durante um treino nessa semana, e Zaracho, com um estiramento muscular na coxa, também não devem entrar em campo. Cadu segue em recuperação de uma cirurgia no joelho e só volta aos gramados em 2025. Mesmo com um treinador diferente, o Galo deve jogar de forma parecida a como jogava com Gabriel Milito

A provável escalação do Galo de Lucas Gonçalves:

Everson; Saravia, Battaglia, Junior Alonsoe Guilherme Arana; Fausto Vera, Alan Franco Igor Gomes (Vargas) e Gustavo Scarpa; Hulk e Deyverson.

O treinador Lucho González deve entrar em campo com os 11 melhores disponíveis. O atacante Canobbio, que se recuperou de lesão e entrou em campo nos últimos dois jogos, deve começar entre os titulares hoje, no lugar de Christian. Madson, Mastriani e Julimar seguem no departamento médico e são desfalques.

Como o Athletico deve entrar em campo:

Mycael; Leo Godoy, Belezi, Thiago Heleno e Esquivel; Erick, Felipinho e Nikão; Canobbio, Pablo e Cuello.

Dados do jogo:

  • Hulk e Paulinho estão empatados na artilharia do Galo na temporada, com 19 gols.
  • Hulk tem 10 gols no Campeonato Brasileiro, 3 a menos que o artilheiro da edição (Alerrandro)
  • Eduardo Vargas é o jogador que precisa de menos tempo em campo para marcar um gol no Brasileirão (1 gol a cada 83 minutos)
  • Gustavo Scarpa deve chegar a 65 jogos na temporada, a maior marca do Galo no ano.
  • Hulk e Vargas tem 4 gols cada contra o Athletico, somente um atrás de Marques, o artilheiro do Galo no confronto.

Arbitragem

  • Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (FIFA/RS)
  • Assistente 1: Rafael da Silva Alves (FIFA/RS)
  • Assistente 2: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA)
  • Árbitro de Vídeo (VAR): Roger Goulart (RS)

Onde assistir:

  • TV Globo
  • Premiere

Histórico de Confrontos

Em toda a história, Atlético e Vasco se enfrentaram 69 vezes, com 32 vitórias do Galo, 13 empates e 25 triunfos do Furacão.

No Brasileirão, foram 57 jogos, com 24 vitórias para o Galo, 10 empates e 23 vitórias do Athletico. Já em Belo Horizonte, foram 34 partida, com 18 vitórias do Galo, 6 empates e 10 vitórias do Furacão.

No primeiro turno do Campeonato, em jogo atrasado, o Galo perdeu por 1×0 na Ligga Arena. Será a primeira partida do Athletico-PR na Arena MRV.