A decisão do título do Campeonato Brasileiro Sub-17 começa na noite desta segunda-feira (13). Atlético e Grêmio medem forças na Arena Gremista, Porto Alegre. A bola rola para o jogo de ida às 20h. Já o jogo de volta será no próximo sábado (18), às 11h da manhã, na Arena MRV, em Belo Horizonte. As duas partidas terão transmissão do SporTV.
As campanhas até a decisão
Considerando apenas a fase inicial do Campeonato Brasileiro Sub-17, tanto Atlético como Grêmio tiveram campanhas regulares. O tricolor gaúcho se classificou na quinta colocação e o Galinho foi o sexto melhor colocado. Ambos ficaram sem o direito de decidir jogos em casa durante o mata-mata.
Nas semifinais, os Crias alvinegros foram até Curitiba, para enfrentar o Athletico-PR, na Ligga Arena. O Galinho abriu 2 a 0, mas sofreu o empate do Furacão. Quando o jogo estava se encaminhando para a disputa de pênaltis, Riquelme marcou o gol da vitória e da classificação alvinegra no sul do Brasil.
Já o Grêmio conseguiu sua classificação à final de forma um pouco mais suada e dramática. No tempo normal, empate por 1 a 1, contra o Palmeiras, na Arena Barueri, em São Paulo. A decisão da vaga foi às disputas de pênaltis e o tricolor gaúcho não titubeou e venceu a peleja na marca da cal por 4 a 3.
Considerando o regulamento estabelecido pela competição, o Atlético terá a vantagem de decidir o confronto em seus domínios. Isso ocorre porque o Galinho somou seis pontos na fase de mata-mata (duas vitórias contra Flamengo e Athletico-PR) e o Grêmio obteve apenas 4 pontos (vitória sobre o Bragantino e empate contra o Palmeiras).
Crias do Sub-17 já integradas ao profissional
Na última quarta-feira (8), a jóia do Sub-17 do Atlético, o atacante Gabriel Veneno foi relacionado pela primeira vez para uma partida profissional, com 16 anos de idade. Além de Veneno, Mosquito e Vitão também já estão integrados ao elenco e só Mosquito que ainda não foi relacionado para um jogo do profissional.
Com baixas significativas para o setor defensivo do Atlético para o clássico, Vitão pode ser aproveitado no sistema defensivo alvinegro caso o clube faça a cirurgia na mão esquerda do chileno, Ivan Román, segundo informações do jornalista e integrante da equipe Bica Galo, Wadson Fernandes.