Após as derrotas nas finais de Copa do Brasil e Libertadores e a campanha de meio de tabela no Campeonato Brasileiro de 2024, a atenção do Galo se volta para o planejamento do elenco de 2025. Já são dois anos consecutivos onde a única conquista do clube na temporada é o Campeonato Mineiro, o que está muito aquém do prometido pelo clube.
Mesmo com um planejamento de elenco mal feito, a falta de contratações para o ano e a chegada dos principais reforços somente na metade da temporada, o Galo conseguiu chegar em duas finais e poderia ter saído com um título, mas foi superado por adversários superiores. Agora, com a temporada praticamente encerrada, temos que pensar no que pode ser feito para tranformar esses “quases” em realidades no próximo ano.
Quem deve sair?
O clube tem várias peças que terão o contrato encerrado em dezembro deste ano. São elas:
- Mariano
- Alan Kardec
- Eduardo Vargas
O clube já definiu que os três jogadores não terão o contrato renovado. Mariano foi um dos destaques do time na derrota na final da Libertadores, mas, com 38 anos, é compreensível que o lateral não faça parte do planejamento futuro. Alan Kardec foi uma decepção desde que chegou ao clube, com muitos problemas de lesão. Ele não entregou o que era esperado e também não pode ser uma peça na qual Milito poderá contar em 2025.
Vargas, por outro lado, esteve em conversas para deixar o clube no meio do ano, mas optou por ficar. Na temporada, o chileno marcou 9 gols e deu 3 assistências em 21 partidas e foi uma das poucas peças de qualidade vindas do banco de reservas. Mesmo com 35 anos, o atacante poderia ser novamente um jogador reserva interessante para um time com a ambição de brigar por um título de expressão no próximo ano.
Everson tem contrato até o fim do ano que vem, mas está sendo sondado pelo Bahia, que ofereceu um salário de mais de R$ 1 milhão por mês ao goleiro. O Galo afirmou que está em conversas para manter o jogador, mas o risco de perdermos um dos melhores goleiros do futebol brasileiro é real.
Os zagueiros Maurício Lemos e Igor Rabello também estão sob contrato até o final de 2025, mas o Galo já definiu que eles não fazem mais parte dos planos e devem ser negociados até a próxima temporada.
Quem deve ficar?
Por mais que a montagem do elenco para 2024 tenha deixado o “cobertor curto”, é inegável que os grandes nomes do time titular são alguns dos melhores do Brasil. Confira a lista com as datas de término de contrato dos principais jogadores do Galo:
- Everson – dezembro de 2025
- Matheus Mendes – dezembro de 2026
- Junior Alonso – dezembro de 2025
- Lyanco – dezembro de 2028
- Igor Rabello – dezembro de 2025
- Rômulo – dezembro de 2027
- Guilherme Arana – dezembro de 2027
- Rubens – dezembro de 2027
- Saravia – dezembro de 2025
- Otávio – dezembro de 2026
- Fausto Vera – dezembro de 2027
- Battaglia – dezembro de 2025
- Alan Franco – dezembro de 2025
- Zaracho – dezembro de 2025
- Scarpa – dezembro de 2027
- Igor Gomes – dezembro de 2026
- Paulinho – dezembro de 2026
- Bernard – dezembro de 2027
- Alisson – dezembro de 2027
- Brahian Palacios – dezembro de 2027
- Deyverson – dezembro de 2025
Além dos jogadores, Gabriel Milito também tem contrato até o final do ano que vem e, segundo a diretoria do Galo, já trabalha no planejamento para 2025. Hulk, mesmo com 38 anos, ainda está na disputa pelo título simbólico de melhor jogador do futebol brasileiro e pode entregar mais um ano mágico para o Galo. O restante do time titular ainda deve permanecer, dando condições para que Milito continue evoluindo junto com o elenco e ajude a trazer reforços que encaixem no planejamento do clube. O principal fator para o Galo se manter competitivo é não permitir a saída dos jogadores por valores baixos para aliviar a folha de pagamento. Segurar o que já temos também é investimento.
Falando em reforços…
Do que o Galo precisa para 2025?
A exemplo de Flamengo e Botafogo, os times que superaram o Galo nas finais, o clube precisa de profundidade no elenco. Ficou claro durante vários momentos da temporada que o Galo não teve peças de reposição que pudessem contribuir o suficiente. A falta de opções forçou o clube a contratar no meio do ano, trazendo Deyverson, Lyanco e Fausto Vera. Agora, o Galo precisa pensar nessas contratações e peças antes do começo da temporada.
Um reforço já está acertado. O zagueiro Willian Machado, do Operário-PR, já tem um pré contrato assinado com o Galo. Agora, o clube precisa investir em outras contratações. As principais posições que o Galo precisa são:
- Centro-avante
- Ponta-esquerda
- Meia armador
- Zagueiro
Parece quase o time inteiro? Sim. Mas precisamos de peças de reposição para essas posições com urgência. Com as saídas de Vargas e Kardec, o ataque não tem nenhuma outra peça além de Cadu, que ainda tem uma longa recuperação de lesão pela frente. Paulinho, que também vai passar por cirurgia após 6 meses jogando com uma fissura óssea, é o único jogador que realiza a função de ponta-esquerda atualmente. Bernard chegou para ocupar a função de meia ofensivo, mas ainda não se provou. E, mesmo se o camisa 20 se adaptar, precisamos de um jogador que seja capaz de disputar a posição com ele e Zaracho. A zaga é forte, porém, nossas únicas opções alternativas até o momento são Bruno Fuchs e Saravia improvisado.
Fortalecer o banco é a prioridade, porém, será importante buscar jogadores de alta qualidade que consigam disputar titularidade e fortalecer o Galo mais ainda para jogar as três competições ano que vem. Não podemos abrir mão de um campeonato para jogar os outros dois novamente.
Com o time titular que temos, a manutenção do trabalho do treinador e a chegada dos reforços necessários, é possível acreditar que o Galo vai brigar pelo tetra do Brasileirão e pelo tri da Copa do Brasil. Agora, resta esperar para saber quais são os planos e a real ambição da SAF e da diretoria para 2025.