O melhor canal de notícias agora tem um portal!

31 de outubro de 2025

Atlético explica funcionamento do departamento jurídico do clube

Na última quarta-feira (17), o Atlético realizou a sexta edição da série de palestras “por dentro do Galo”, que tem como objetivo explicar para os torcedores e para a imprensa o funcionamento dos mais diversos setores do clube. Desta vez, o foco foi o departamento jurídico representado na pessoa de Pedro Torquato, superintendente jurídico atleticano.

Hoje o departamento é formado por quatro setores: Jurídico Desportivo, Contratos Comerciais, Contencioso e Consultivo e o Departamento Técnico. Cada um deles com  gerentes e advogados responsáveis por conduzir o dia a dia. O clube também contrata por vezes serviços jurídicos de escritórios terceirizados para demandas estratégicas.

Um dos principais pontos da palestra, foi a explicação de Pedro sobre como o Atlético protege o uso de sua marca. Hoje o clube tem registro sobre as mais diversas marcas, nomes como “Atlético, Galo, Eu Acredito, Galo Doido, Território do Galo, Massa”estão todos registrados pelo alvinegro, que hoje é o clube brasileiro com maior número de processos de registros de marca no INPI: 879, mais do que o dobro do segundo colocado – Corinthians (417).

Pedro explica que o Galo já atingiu um grande nível de notoriedade e já é reconhecido como o único “Atlético” do Brasil, tendo forçado inclusive o seu xará paranaense a mudar sua grafia para Athletico para se destacar. Algo que ocorre também na internet, onde o google reconhece o mesmo fenômeno:

“Quando você digita “Atlético” no Google, aparece o Clube Atlético Mineiro. Se você digitar “Galo” no buscador, vai aparecer o Atlético Mineiro, e não o animal. Atingimos tão nível de notoriedade que o Athletico-PR mudou o nome, com o presidente do clube reconhecendo que “Atlético” é o Clube Atlético Mineiro.” explicou Pedro.

Atlético hoje é referência no Brasil

Por fim o diretor também explicou o funcionamento do departamento jurídico dentro da Arena MRV, que hoje é exemplo no mundo do futebol. Ele explica que um novo departamento foi criado dentro do clube após os incidentes na final da Copa do Brasil de 2024, onde diversos torcedores tentaram invadir o gramado do estádio e as arquibancadas foram transformadas em uma faixa de guerra:
“O trabalho do Atlético é de dar acolhimento às vítimas, identificar os infratores e dar prosseguimento às penalizações cabíveis. Temos o Regulamento de Uso da Arena MRV, com penas previstas. O Atlético tem sido um elemento de destaque nesse grupo, ainda mais com a existência do Regulamento de Uso da Arena MRV, que servirá de base para a criação de documentos similares em outras praças esportivas.”, disse o superintendente.