O melhor canal de notícias agora tem um portal!

24 de dezembro de 2025

Atlético mostra bastidores da recuperação de atletas no Departamento Médico

Dr. Otaviano de Oliveira, um dos médicos do Atlético

O Atlético revelou bastidores do processo de recuperação de atletas inseridos no Departamento Médico do clube alvinegro, nessa terça-feira (16), por meio do canal oficial do clube no YouTube. Participaram do vídeo um dos médicos do clube, Dr. Otaviano de Oliveira Júnior, e também atletas como o zagueiro Lyanco, e o atacante Cuello, que já voltou aos gramados no último jogo da temporada 2025, diante do Vasco da Gama.

Lesionado desde o confronto com o Sport, em outubro de 2025, o zagueiro Lyanco está se recuperando de uma lesão no tendão de Aquiles esquerdo. Considerada a contusão mais grave que sofreu na carreira como atleta profissional de futebol, o defensor contou como foi o seu comportamento nas primeiras semanas de tratamento.

“Tenho certeza que foi a pior lesão que eu já tive. Graças a Deus, eu consegui virar essa chave de tristeza. É lógico que bate, ainda mais em dias de jogos. Eu sofro muito por estar fora, por não estar jogando. Então, eu tive que só escutar os jogos nesse período”, disse Lyanco à GaloTV.

O camisa 4 do Galo também comentou que já não conta com o auxílio das muletas para se locomover e que, aos poucos, vai voltando às atividades normais de um atleta. O jogador também destacou que não vê a hora de poder retornar à rotina normal da preparação para as partidas.

“Hoje eu estou bem, graças a Deus. Consigo andar normal. Já não preciso estar com as muletas, as coisas. Já estou fazendo coisas na academia. Todo dia melhorando um pouquinho. O pior de tudo é a saudade de jogar, colocar o uniforme, o meião, a chuteira. Ter aquela sensação de entrar no estádio, de escutar tudo, ter aquela sensação de jogar. Acho que isso que me motiva muito de poder sentir a sensação de um pré-jogo, pós-jogo”, acrescentou.

Uma recuperação relâmpago

Com uma fratura da fíbula junto à uma ruptura de ligamentos do tornozelo esquerdo em setembro, no empate do Atlético por 2 a 2, no jogo de ida das quartas de final da Sul-Americana, acreditava-se que o atacante Cuello apenas voltaria a jogar pelo Galo em 2026. Mesmo diante de uma cena muito feia, o argentino revelou não ter sentido dor no momento e que ficou anestesiado durante aquele momento.

“Foi um momento bem difícil. Quando aconteceu, já sabia que tinha quebrado a minha perna e sido mais grave do que queria. Se eu falar que senti dor, eu estou mentindo. Minha perna ficou anestesiada, só senti que ela tinha quebrado. Depois, nada. O choro foi mais por saber que tinha sido muito grave e não ia conseguir ajudar a equipe e fazer o que mais amo”, afirmou.

Apenas 80 dias depois, em uma recuperação incrível, Cuello voltou a atuar com a camisa alvinegra na última rodada do Campeonato Brasileiro, na goleada do Atlético por 5 a 0, contra o Vasco. E essa recuperação surpreendeu até mesmo um dos integrantes do Departamento Médico atleticano. O Dr. Otaviano de Oliveira não escondeu a surpresa com essa volta do atacante e relembrou os diálogos que teve com o jogador para estar apto para retornar aos gramados.

“O Cuello realmente surpreendeu até nós, médicos. Até quem está habituado a tratar esse tipo de lesão. Revendo, viralizou aquele momento em que, com 42 dias, foi o dia em que ele tirou a bota, tirou a muleta e foi ao CT. E saiu andando como se não estivesse mancando e não tivesse mais nada. Já naquele momento eu falei: ‘Que coisa diferente’. Ele nos procurou, e a gente falou: ‘Cuello, vamos investir, cara. Vamos focar mais ainda na reabilitação que existe uma chance ainda de você participar esse ano’. A gente nunca sabe. O futebol é muito dinâmico”, contou o médico.

“Na última semana, ele ainda faz um treinamento, tem um lance em que ele marca um gol. Eu mostrei a ele e falei: ‘Olha, aqui você fez deslocamento, fez arranque, bateu, finalizou. Você está pronto. Não precisa de mais nada’. Levamos isso para a comissão também. Acabou que ele foi relacionado para o último jogo, pôde participar e nos dar essa alegria”, finalizou.

Por dentro do Departamento Médico do Atlético

O Atlético promoverá a oitava edição do evento Por Dentro do Galo e dessa vez a área a ser apresentada em detalhes é o Departamento Médico do clube alvinegro. O evento será realizado na tarde desta quinta-feira (18), na Arena MRV e a reportagem do Bica Galo estará presente para trazer todos os detalhes aqui no portal Bica Galo.

Saiba tudo do Galo no Portal do Bica: