Com os resultados já definidos na tarde desta quarta-feira (16), mesmo ainda tendo um último compromisso pelo Brasileirão, o Atlético está rebaixado. O Cuiabá, que iniciou a 18ª rodada no Z-3 da competição, venceu o Grêmio, fora de casa, por 4 a 2, o que culminou o descenso alvinegro.
A situação, antes mesmo da confirmação do lamentável ocorrido, já era delicadíssima. O Atlético torcia pelo tropeço do Dourado e do Internacional, que até acabou sendo derrotado pelo RB Bragantino, por 1 a 0. Isso faria com que o Galinho ainda tivesse chances na próxima semana.
O time de Leandro Zago mediria forças exatamente contra o Massa Bruta. Precisaria, no caso, vencer, e torcer por novos tropeços dos times mato-grossense e gaúcho. Durante a competição, o Galo só venceu duas vezes (Bahia e Juventude), o que dificultou a briga pela permanência até o último jogo do torneio nacional.
A reestruturação nas categorias de base, no andamento da competição, também é fator para o fim melancólico do Galinho neste Brasileirão Sub-20. As chances, em grande quantidade, desperdiçadas durante a competição, também é fator que ajuda a explicar o rebaixamento. Em 2026, o Galo vai em busca de voltar à divisão de elite do futebol nacional.
CBF definiu novo modelo de despromoção neste ano
É a primeira vez que o Campeonato Brasileiro da categoria conta com clubes rebaixados. Essa, inclusive, foi uma das últimas decisões do ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, em sua administração. Paulo Bracks condenou com veemência a prática adotada:
“Não é sobre resultado, mas sobre projeção e evolução. É inadmissível que a CBF pense em rebaixamento numa categoria como a do Sub-20″, disse o CSO do Galo.
O Atlético ainda tem mais uma partida antes de se despedir da Série A: recebe o RB Bragantino, na quarta-feira (23), às 15h, no Sesc Venda Nova. Jogadores que não receberam tantas oportunidades, podem atuar.