O Galo viajou para o Rio de Janeiro para enfrentar o Vasco da Gama, no estádio São Januário, em partida válida pela 37º rodada do Campeonato Brasileiro. A penúltima partida do alvinegro no ano será às 19h (horário de Brasília).
No primeiro jogo após a derrota na final da Libertadores, o Galo busca ultrapassar o rival direto e confirmar a vaga na Copa Sul-Americana. Com 44 pontos, o Atlético ocupa a 13ª colocação e pode voltar para a parte de cima da tabela. Com uma vitória, o Galo também encerra uma sequência de 12 jogos sem vencer em todas as competições disputadas. No Brasileirão, foram 4 empates e uma derrota nos últimos 5 jogos.
O adversário entra em campo com a mesma ambição. Também com 44 pontos, mas na 12ª posição, o Vasco quer a vitória que vai deixar o clube novamente entre os 10 primeiros da competição e garantir a participação no torneio continental. Nos últimos 5 jogos no Brasileirão, o cruzmaltino teve um empate e 4 derrotas, sofrendo 12 gols no período.
Escalações:
O Galo deve entrar em campo com a maior parte do time titular. Sem mais outras competições que forcem o descanso de jogadores, o time terá poucos desfalques.
Paulinho não joga mais em 2024. Ele se prepara para fazer uma cirurgia de reparação de uma fratura óssea por estresse na canela direita e só deve voltar a atuar pelo Galo durante a temporada de 2025. Sem o artilheiro do ano, Eduardo Vargas deve ser o titular. Os meias Zaracho e Bernard também estão em tratamento de lesão e não entram em campo na partida de hoje. Cadu segue em recuperação de uma cirurgia no joelho e só volta aos gramados em 2025. Lyanco, Saravia e Mariano voltam de suspensão e são opção para o treinador.
A provável escalação do Galo de Milito:
Everson; Lyanco, Battaglia e Junior Alonso; Guilherme Arana, Fausto Vera, Alan Franco e Gustavo Scarpa; Vargas, Hulk e Deyverson.
O treinador interino, Felipe, deve entrar em campo com força máxima em busca de sua primeira vitória no comando do Vasco. Durante a semana, o técnico indicou que mudanças poderiam ocorrer na equipe titular após o mal desempenho na última rodada, no empate contra o Atlético-GO. David e Adson, em transição física, e o atacante David serão os desfalques.
Como o Vasco deve entrar em campo:
Léo Jardim, Puma, João Victor, Léo e Lucas Piton; Hugo Moura, Mateus Carvalho e Coutinho; Alex Teixeira, Rayan e Vegetti.
Dados do jogo:
- Hulk e Paulinho estão empatados na artilharia do Galo na temporada, com 19 gols.
- Hulk tem 10 gols no Campeonato Brasileiro, 3 a menos que o artilheiro da edição (Alerrandro)
- Eduardo Vargas é o jogador que precisa de menos tempo em campo para marcar um gol no Brasileirão (1 gol a cada 83 minutos)
Arbitragem
- Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (CBF/ES)
- Assistente 1: Alex Ang Ribeiro (FIFA/SP)
- Assistente 2: Douglas Pagung (CBF/ES)
- Árbitro de Vídeo (VAR): Daiane Muniz (FIFA/SP)
Onde assistir:
- Premiere
Histórico de Confrontos
Em toda a história, Atlético e Vasco se enfrentaram 103 vezes, com 34 vitórias do Galo, 25 empates e 44 triunfos do cruzmaltino.
No Brasileirão, foram 65 jogos, com 24 vitórias para cada lado e 17 empates.
No Brasileirão, 21 jogos foram realizados entre as equipes, com 15 vitórias do Galo, 5 empates e 3 vitórias do Juventude.
No primeiro turno do Campeonato, o Galo venceu por 2×0, com gols de Hulk na Arena MRV. Nesse ano, as equipes ainda se enfrentaram na semifinal da Copa do Brasil. O Galo saiu vitorioso com 3×2 no placar agregado.