O melhor canal de notícias agora tem um portal!

24 de dezembro de 2025

Base do Galo terá espaço com Sampaoli? Diretor responde sobre jovens talentos

Jorge Sampaoli, comandante do Galo à beira do gramado da Arena MRV

O Atlético anunciou há oito dias atrás que nove jogadores iriam passar por um período de treinamento com o sub-20 até 23 de dezembro e farão parte da reapresentação com o time profissional no dia 2/1, na Cidade do Galo. E a pergunta que boa parte da torcida se faz é: jovens talentos das categorias de base do Atlético terão oportunidades com Sampaoli?

Quem respondeu foi Luiz Carlos Azevedo, gerente-geral das categorias de base do Atlético. Em entrevista à Itatiaia, o ‘manda-chuva’ da base destacou que o foco é que os jovens talentos sejam integrados cada vez mais ao elenco profissional e as conversas com a comissão técnica do Sampaoli para o aproveitamento dos garotos é constante.

“A gente tem muito claro que a base está aqui para servir o futebol profissional, esse é o nosso principal objetivo. Eu me reúno com o Bracks, praticamente, todos os dias. Com a comissão do Sampaoli, principalmente, com o (Gabriel) Andreatta e o Diogo (Meschine), temos feito reuniões semanais, onde se conversou sobre estes atletas, o CIGA também participa. Foi enxergada a possibilidade de dar a minutagem para jogadores que a gente projeta e vemos com muito talento”, iniciou Luiz.

“Então, foi-se construindo estes nomes, que são, praticamente, um por posição. Eu vejo que eles vão participar de um elenco profissional. Então, a oportunidade deles é muito grande, a responsabilidade deles é muito grande, mas vai ter também um respaldo de todo um elenco profissional que disputará o Mineiro”, acrescentou.

Os nomes a serem integrados para o elenco profissional e que deverão ter oportunidades durante a disputa do Campeonato Mineiro são os seguintes: os laterais Luís Gustavo e Kauã Pascini; os zagueiros Samuel Lima e Vitão; os meias Igor Toledo, Mamady Cissé e Índio; e os atacantes Murillo e Cauã Soares. Os atacantes Gabriel Veneno e Mosquito, muito pedidos no time de cima pelo torcedor, estarão relacionados para a Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro.

Sampaoli concederá oportunidades à base

Jorge Sampaoli foi questionado durante a temporada se os Crias do Galo teriam espaço e o argentino chegou a colocar jogadores como Gabriel Veneno, Mosquito e Vitão na lista dos relacionados. Luiz Carlos relembrou a parceria dele com ‘Don Sampa’ e pontuou a utilização do lateral-direito Wesley, que à época acabava de ser promovido das categorias de base do rubro-negro.

“No outro clube que eu trabalhei (Flamengo) com ele, ele utilizou bastante (a base). Inclusive, alguns ele foi um dos grandes responsáveis. O Wesley, hoje, se está na Seleção Brasileira, foi vendido por 25 milhões de euros (R$ 160 milhões na cotação atual), passa muito pelo Sampaoli ter acreditado. Na época, tinha o Matheuzinho (atualmente no Corinthians), que também era um jogador de destaque, o Varela, que é um jogador de Seleção Uruguaia. Já vi isso na prática, então, não me preocupa”, disse.

Preparação e tempo serão necessários

Luiz Carlos ainda argumentou sobre a importância dos trabalhos de pré-temporada com os jovens integrados à equipe profissional antes dos períodos mais ‘cheios’ do calendário do Atlético em 2026.

“A partir do momento que você faz uma pré-temporada, você começa do zero, você começa todo mundo ali alinhado, é muito mais fácil de você ter essa construção, de oportunizar. O calendário do futebol brasileiro, chega uma hora que é quarta-feira, domingo, quarta-feira, domingo. O treinador não tem mais tempo de treinar, praticamente”, finalizou.

Saiba tudo sobre o Galo no Portal do Bica: