O Atlético anunciou na noite desta terça-feira (9), por meio da assessoria de comunicação, uma lista de atletas das categorias de base que estarão sob supervisão e orientação da comissão técnica profissional e irão treinar junto ao grupo Sub-20 alvinegro até o dia 22/12. Os atletas também estarão na reapresentação oficial da equipe para a temporada 2026, no dia dois de janeiro do próximo ano, sendo assim integrados cada vez mais ao elenco profissional nesse processo de transição.
Ao todo foram convocados nove jogadores para essas sessões de treinamentos, em todas as posições, exceto goleiro. Quatro integrantes dessa lista estiveram na equipe campeã mineira e brasileira Sub-17 em 2025. Os nomes são:
- Luis Gustavo – Lateral-direito (19 anos)
- Kauã Pascini – Lateral-esquerdo (17 anos)
- Samuel – Zagueiro (19 anos)
- Vitão – Zagueiro (17 anos)
- Igor Toledo – Volante (19 anos)
- Cissé – Volante (18 anos)
- Índio – Meio-campista (17 anos)
- Murillo – Atacante (19 anos)
- Cauã Soares – Atacante (17 anos)
Destes nomes, apenas o meio-campista Índio estreou pela equipe profissional, durante o Campeonato Mineiro 2025 naquela sequência de três rodadas iniciais do Estadual. Vitão é outro nome que já esteve presente no elenco profissional durante o ano, mas não entrou em campo. O zagueiro jogou a última Copa do Mundo Sub-17 pela seleção brasileira – que chegou às semifinais do torneio.
Além disso, outros nomes que podem ser integrados ao elenco profissional durante a próxima temporada. Isso porque os laterais Samuel Rodrigues, Alexsandro e o atacante Riquelme estão representando a seleção brasileira em amistosos na categoria Sub-16. Inclusive, Riquelme marcou um gol contra o Paraguai, em amistoso, e foi peça fundamental no vitorioso Sub-17 alvinegro.
Sampaoli dará mais minutos aos jovens da base
Em entrevista coletiva após a goleada do Atlético sobre o Vasco, por 5 a 0, na última rodada do Brasileirão 2025, Jorge Sampaoli foi novamente perguntado sobre os jovens das categorias de base do Atlético. O comandante argentino foi enfático e destacou que os Crias do Galo terão mais minutos e oportunidades de apresentar seus talentos em campo no início e decorrer da temporada.
“Ter a possibilidade de ter dois times. Um que jogue o Brasileiro e outro que jogue o Campeonato Mineiro em um primeiro momento. E ter um terceiro time de jogadores de projeção (da base) do clube, jovens que possam dar ao clube uma possibilidade de futuro. Então, teremos como organização de preparação três times, nos quais terão uma preparação diferente com relação ao ano que vem”, disse.