O melhor canal de notícias agora tem um portal!

25 de dezembro de 2025

387 dias de angústias, discordâncias, sofrimento e amor ao Galo!

Galo ontem, hoje e sempre! Estamos de volta! Fracasso e tristeza resumem a final da Copa Sulamericana! Jogamos contra uma equipe frágil e não conseguimos marcar 1 gol… pra piorar, não tivermos emocional e competência para ganhar nos pênaltis! Seguimos o calvário que se iniciou no primeiro jogo da final da Copa do Brasil de 2024!

Mesmo que a falta de planejamento e transparência da SAF venham de mais dias, creio que essa data, dia 3 de novembro de 2024 marca o início do calvário atleticano! Depois disso vivemos, o desgosto com o planejamento de 2025: o desânimo e falta de confiança da torcida em seu elenco começou logo no Campeonato Mineiro… até dia 3 de novembro de 24, existia brilho no olho e confiança na vitória, depois disso os melhores jogadores do elenco caíram de produção, perderam a confiança e até mesmo a torcida, a massa atleticana, perdeu o brilho nos olhos e a esperança no time e principalmente na SAF do Galo.

Precisamos mudar os rumos! Mas pra isso precisamos de sinergia entre o Time, o Clube, SAF, a Diretoria e a Torcida! E sem o apoio dessa última… sem a massa atleticana não teremos nada! Estádio vazio é prejuízo! Veremos isso hoje! Time sem perspectivas de título faz com que caia o número de sócios(as) torcedores(as), caem também as vendas de camisetas e afins. O time pode ter donos e seu CNPJ ser ligado a poucas pessoas, mas sem a torcida não existe time, não existe sentido e não tem dono de CNPJ que consiga manter um time de futebol do tamanho do Clube Atlético Mineiro vivo! Sem a Massa… não existe o Galo Forte e Vingador!

Ou seja, precisamos explicar isso (com carinho) para os 4R’s. Sem sinergia com a torcida… sem sucesso! Sem transparência… não existe confiança! Sem especialistas em futebol, não existe planejamento eficaz(!) – tchau, Vitor Bagy e Paulo Bracks(!), já deu, não existe clima, não existe confiança por parte da maioria da torcida em vocês(!) – Precisamos andar juntos e juntas, Clube, SAF, Diretoria e Torcida! E isso é pra ontem!

Atualmente já temos o técnico que a maioria da torcida acredita(!), fechamos com um CEO com histórico positivo, mas precisamos de um CSO e um diretor de futebol que nos dêem confiança. Ou seja, obrigado pelo serviços prestados, não acaba a idolatria ao goleiro, mas que se encerre a passagem como diretor de futebol! E quanto a Paulo Bracks, também não existe confiança e esperança no trabalho por parte de grande parte da Massa e por isso acho a troca inevitável! O trabalho no que diz respeito à reestruturação da base me parece razoável, mas a falta de comunicação com a torcida e de entendimento para cobrir as lacunas do elenco de 2025 junto à diretoria nos faz querer dizer adeus! Seguimos!

Foto de Jorge Sampaoli na final da Sulamerica, em Assunção – foto: Pedro Souza – Flickr do Galo.

Hoje, dia 25 de novembro, jogamos de novo (infelizmente)! Sem a crença por coisas maiores nesse Brasileirão e com o receio de ver o título do maior rival carioca em nossos domínios! Que tragédia, que final de ano horroroso! O segundo seguido! Que esse elenco tenha brio e ao menos deixe tudo em campo nessa volta aos gramados depois de não alcançar a “Grande Conquista”! Ganhar o jogo, logo mais, às 21:30, na Arena MRV, seria importante para devolver a dignidade ao torcedor e à torcedora do combalido, abatido, mas atual Hexa mineiro e o Maior das Alterosas! Aqui é Galo!

Logo mais devemos ter um estádio “vazio” e um clima pesado! Para o(a) atleticano(a) o ano poderia já ter acabado, pois pensar em Libertadores da América é quase uma alucinação (e tem muita gente alucinada desde as primeiras horas do dia 22, viu!?); o rebaixamento, pelo menos, parece distante! Tomara! A realidade parece ser buscarmos a reconstrução do time, fazermos uma grande reformulação no elenco e no departamento de futebol, encontrarmos a tal sinergia entre torcida e diretoria e quem sabe buscarmos o título da Copa Sulamericana de 2026! Precisamos ser campeões, chega de vice, chega de angústias e de sofrimento, meu Galão!

A ressaca desses dias… nos transportaram para o final do ano passado! São 387 dias de angústia, agonia e frustrações! A torcida em sua grande maioria conhece os pontos fracos, as lacunas do elenco e suplicou por esses reforços durante toda a temporada de 2025! Pedimos um zagueiro, um primeiro volante, um meia de criação e um 9 de verdade…

  • Mina;
  • Portillo;
  • Lucho Acosta;
  • e Carlos Vinícius

Foram nomes pedidos e/ou ventilados por aqui, todos vêm tendo um 2025 razoável ou bom, todos poderiam somar ao nosso elenco, Acosta vem tendo ótimas atuações no Fluminense, ajudando muito na criação de jogadas e ajudando a salvar o ano do Tricolor Carioca; o seu bom futebol alivia até mesmo um pouquinho a perda do colombiano Jhon Árias. Lucho, suplicado por muitos torcedores, com certeza, seria uma ótima opção para o time de Jorge Sampaoli. Os 4R’s precisam escutar mais a Massa!

Foto: Lucas Merçon / Fluminense FC

Gastamos muito e gastamos mal em 2025!

Fizemos muitas apostas e não conseguimos equilibrar o elenco! Faltaram jogadores para todas as posições. Ou melhor, apenas a meta atleticana está tranquila e favorável! Everson segue um monstro e os meninos da base uns monstrinhos! Estamos bem servidos com Delfim, Robert e acompanhamos Pedro Cobra se formar na base! Nessa posição a base vem tão forte que esse ano primeiro emprestamos e depois vendemos o bom arqueiro Matheus Mendes.

Apenas com as contratações de Junior Santos e Rony gastamos mais de 85 milhões de reias. Não quero ser engenheiro de obra pronta e reclamar que não deram certo, mas precisamos reclamar dos valores empregados em jogadores acima dos 30 anos e que dificilmente teriam ou terão a possibilidade de revendas próximas a esses valores. Fora isso, segundo fontes do Bica Galo, os dois atletas juntos ganham entre 2,5 e 3 milhões de reais mês, ou seja, com as suas contratações e salários, décimo terceiro e afins, gastaremos com ambos algo perto de 130 milhões de reais e seus respectivos contratos são longos… meu pai amado, o que fazer para diminuir o prejuízo?

Esse ano saíram 19 jogadores e contratamos 15… com isso tivemos em 2025 um elenco ainda menor do que o já combalido elenco de 2024! E ainda tem Biel… que risco! Que não chegue aos gatilhos que nos obrigam a contratá-lo! Deus é mais!

Apesar dos pesares, vejo que Natanael, Patrick, Victor Hugo e Ruan Tressoldi “passaram de ano”! Victor Hugo teve a infelicidade de errar o último pênalti contra o Lanús, foi muito mal batido, mas acho que merece o “perdão” da Massa! Fez bom ano, entregou alguns gols e mesmo em pouco tempo ajudou a fortalecer a jogada aérea defensiva que nos maltratou nos últimos tempos. Reinier e João Marcelo merecem o Mineiro como vestibular de verão para verem se merecem ou não permanecer no Galo em 2026! Acredito neles para ao menos fazerem parte do elenco.

Massa Atleticana em Assunção – Foto: Pedro Souza – Flickr do Galo.

Voltando ao time, ao hoje e agora(!), ainda temos mais 4 jogos pela frente:

  • o primeiro, hoje, contra o Flamengo;
  • o segundo, dia 30, contra o Fortaleza, no Ceará;
  • dia 3 de dezembro, enfrentamos o Palmeiras
  • e dia 7 de dezembro fechamos nossa participação no ano contra o Vasco… os dois últimos jogos acontecem em Minas.

Temos que cobrar respeito dos jogadores e que devolvam ao menos a dignidade ao torcedor(a) atleticano(a)! Que honrem a camisa e os altos salários que a grande maioria recebe! Ter vontade, respeito e raça é obrigação! Vamos, meu Galão! Vamos acabar esse ano e buscar soluções! Vamos acordar para a vida, né, os 4R’s(!), e bora aprender a lidar com uma SAF e com o futebol de maneira geral!

Deixo a dica:

  • Cerquem-se de bons profissionais (tchau, Victor e Bracks!);
  • Busquem uma boa relação com a torcida, isso é fundamental(!);
  • Escutem mais a Massa, é óbvio que não tem como fazer tudo que a torcida quer, mas ser escutada e se sentir parte do time é basilar para a Massa; e, sejamos honestos, a Massa escolheu Sampaoli e o argentino quase salvou o ano(!);
  • Sejam mais transparentes e reforcem a comunicação! Vamos buscar essa sinergia, vamos andar juntos pelo Galo!

A lista de dispensa fica para depois! Hoje, esse colunista do Bica Galo só pedirá a saída de Victor Bagy e Paulo Bracks mesmo(!)… e vai exigir raça, entrega e que os jogadores honrem a história e o manto atleticano!

387 dias e contando… mas vamos acabar com esse amor que está se tornando tóxico, meu Galão!

Hoje, amanhã e sempre que o Galo estiver em campo é dia de: “Lutar, lutar e lutar com toda a nossa raça pra vencer, Clube Atlético Mineiro, uma vez até morrer!

Voltamos em breve com mais palavras e opiniões sobre a nossa paixão em comum! O meu Galo, o seu Galo, o Galo do Mario Vitor, meu primo, dentista lá em Congonhas, umas das cidades mineiras que contam com as lindas obras de Aleijadinho, o Galo do Niltom Shete, professor de futebol, técnico e pessoa muito envolvida com o mundo da bola lá em Três Pontas, no Sul de Minas Gerais, o nosso Galão da Massa!

Saiba mais sobre o o Galão da Massa no Portal do Bica: